As férias são essenciais para o desenvolvimento da criança




Estamos em período de férias escolares.
Infelizmente cada vez mais crianças passam as suas férias na escola e é uma coisa que me entristece.
Lembro-me tão bem das minhas férias. Ia sempre para casa dos avós e já ficava feliz no dia anterior quando fazia as malas. A minha imaginação começava logo a cavalgar, sonhando com as muitas aventuras possíveis que os dias seguintes teriam para me oferecer (claro que a maioria nunca acontecia, mas eu sempre gostei de sonhar acordada).
Acordar com calma, brincar na rua, só voltar a casa quando a avó chamava pela janela na hora do almoço e depois voltar para a rua para brincar, brincar e brincar até ao por do sol.
Ir ao mercado com os avós e conversar com a Srª peixeira, provar fruta fresquinha e ir brincar com os netos do Srº padeiro que nos deixava criar figuras de pão.
Como eram boas e grandes as nossas férias!
Agora é mais difícil, com muitos dos avós ainda a trabalhar, mas fazia tão bem aos miúdos quebrar rotinas e viver livremente por uns dias.
Eu faço questão que os meus filhos tenham férias, mesmo quando as escolas continuam abertas.
Há uma razão para que existam períodos de férias, e é exactamente para as crianças descansarem e serem crianças!
Por isso, quando me questionam sobre o que eu acho das férias, a minha resposta é sempre a mesma : é essencial para as crianças saírem da sua rotina, terem tempo para não fazer nada e só estarem no meio de quem as ama.
É preciso inventar imensas coisas e estar sempre ocupado com a criança? Não! Elas também precisam de não fazer nada e até precisam de se aborrecer acreditam? é nestes períodos que por norma a imaginação desperta e a criatividade aumenta.
Deixá-los correr, brincarem com paus e pedrinhas, andar de bicicleta enquanto os pais lêem o jornal, meter os miúdos na cozinha a ajudarem a preparar o almoço, irem visitar familiares distantes, passearem no seu bairro...há muitas possibilidades sem que os pais tenham que ter imenso trabalho nas férias dos filhos.
Não é fácil? Pois não, mas quando existe vontade tudo se consegue!


Comentários

  1. Também recordo com muita saudade as férias em casa dos avós onde se juntavam os primos. Como cresci sem irmãos, as férias tinham essa alegria acrescida :) Infelizmente, nos dias que correm nem sempre há avós disponíveis para isso pois ainda trabalham. Excelente tema, parabéns.

    ResponderEliminar
  2. Sim, as férias devem ter sabor de aventura, planos infindáveis e uma sensação de liberdade. Sujar os pés, comer com as mãos, esfolar os joelhos e brincar até ser noite

    ResponderEliminar
  3. Sem dúvida! Com vontade as soluções são mais fáceis 😉😊

    ResponderEliminar
  4. Recordo tb esses belos tempos em que íamos para a aldeia, era passear tomar banho no rio, brincar com os animais, tive a felicidade de uma altura em que estava na aldeia, ver e brincar com porquinhos bébés, uma delícia um deles andava sempre comigo, a minha tia achou piada, e acontece que esse porco morreu de velho, era meu :) sempre que ia lá nas férias estava sempre com ele...

    ResponderEliminar
  5. Concordo tanto Andreia! E fico mesmo triste quando há pais (porque os há!) que estão de férias e levam os filhos para a escola para aproveitarem para descansar... E os filhos não precisam?! E explicar isto aos pais sem ferir susceptibilidades? Já tive crianças que em 22 dias de férias dos pais só gozaram uma (UMA!) semana...
    Maria Inês Torres

    ResponderEliminar
  6. Andar a brincar no campo, nos rios etc, são férias saudáveis que felizmente eu tive essa sorte de qdo era miúda...As nossas crianças de agora passam todo (ou quase) o tempo em recintos fechados e a jogar nos PC...
    Gostei do tema que escolheu...

    ResponderEliminar
  7. Concordo com tudo que aqui foi escrito!
    Eu pessoalmente, prefiro ter os meus comigo durante as férias, ainda que isso interfira um pouco com a minha disponibilidade para trabalhar!
    (trabalho em casa)
    Mas os anos passam tão depressa, que se não aproveitarmos cada momento, quando dermos por isso, já estão adultos!!!

    ResponderEliminar
  8. Como para nós adultos é importante termos pausas, também para as crianças essas mesmas pausas são importantes. Para descansar, brincar fazerem algo diferente do seu dia a dia. Quebrarem a rotina!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares