O Regresso dos Robertos



Eu adoroooo Marionetas.
Lembro-me muito bem de em pequenina, ouvir a minha bisavó contar histórias que tinha visto no teatro de Robertos, e por isso eles sempre viveram no meu imaginário. Ela era uma velhinha amorosa, que tentava improvisar tudo com o pouco que tinha. Lembro-me de me fazer um Roberto com uma velha colher de pau e este ter sido um dos meus brinquedos favoritos durante imenso tempo.
Com a casa ainda em pantanas devido a mudança não sei se conseguirei ir na 5ªa feira, mas não vou perder esta exposição de certeza!!
E os ateliers para as famílias devem ser muito divertidos!
Fica a dica porque pais criativos, gostam de Robertos!!




QUEM SE LEMBRA DOS ROBERTOS?


A partir de 6 de Julho, a tradição portuguesa de teatro itinerante de marionetas 
– o teatro de Robertos - ganha palco no Museu da Marioneta. 

D. Roberto é descendente da grande família de Polichinelos mas, ao contrário dos seus parentes europeus,
 não tem um tipo físico determinado, o que justifica a generalização do termo Robertos a todos os fantoches 
de luva: em Portugal chamam-se Robertos aos fantoches de luva e Roberto é também o protagonista da maioria 
das suas histórias.

Até meados do século XX, era comum encontrarem-se Robertos e as suas coloridas 
barracas nas ruas, praças, jardins e praias de todo o país mas, em finais do século, 
essa forma teatral estava quase esquecida. Foi João Paulo Seara Cardoso, do Teatro de 
Marionetas do Porto, que primeiro percebeu a necessidade de preservar os Robertos, 
aprendendo a arte com o marionetista António Dias. 

É também com o objectivo de salvaguarda e de divulgação que o Museu da Marioneta 
apresenta uma exposição inteiramente dedicada aos Robertos, programando, em paralelo, ateliers para famílias e espectáculos com os bonecreiros actuais. 


ROBERTOS | Histórias de um teatro itinerante 

EXPOSIÇÃO  | Entrada Livre
Exposição de marionetas, barracas de fantoches, fotografias e cenários. 
6 Julho a 10 Setembro


TEATRO DE ROBERTOS  
Espectáculos ao ar livre | Entrada Livre
14, 21 e 28 Julho, 19h30
1 e 8 Setembro, 19h30
10 Setembro, 15h00


ATELIER FAMÍLIAS 
Construção de Robertos, marioneta tradicional portuguesa. 
12 Agosto, 14h30 | +6 anos | 6,00 (1 adulto + 1 criança) | marcação prévia 

Comentários

Mensagens populares