As dificuldades de criar hábitos de leitura ... "Martim Nauta"

Tenho a certeza que muitos pais desesperarão  como eu para meter os miúdos a ler, e principalmente a gostar de ler!
O Martim faz 8 anos na próxima quinta-feira, está no 2º ano e precisa mesmo de consolidar a sua leitura.
Acredito que nesta fase a leitura é uma ferramenta muito importante para todas as aprendizagens, mas nos tempos que correm não é fácil aliciar um miúdo com um livro quando têm o mundo inteiro dentro de um ipad ou de uma consola.
É uma luta ingrata, mas que vale a pena ser travada.
Eu tenho dedicado imenso tempo a procurar livros divertidos, que o Martim possa gostar de ler.
Até aqui não tinha tido grande sucesso e o livro era chutado para quanto logo nas primeiras páginas, até que um belo dia chegou à minha casa o livro "Martim Nauta" trazido pelas mãos sábias da avó.
A história é de um menino chamado Martim, que viaja para outro planeta onde vive imensas aventuras,  através do caixote do lixo...sim, do caixote do lixo!
Pode não parecer super interessante para nós pais,mas o meu filho deu valentes gargalhadas e não o conseguia largar!
Dois dias foi quanto demorou a devorar todas as páginas, e mesmo assim porque eu o obriguei a parar para comer, descansar etc...
A minha alma ficou parva e só me apeteceu gritar "Aleluia!"
Já leu os dois livros disponíveis, e agora diz-me:
-Tenho saudades de ler!

E esta hein?!

A busca continua! Alguém com mais sugestões de leitura giras para estas idades?

Comentários

Mensagens populares