quarta-feira, 18 de maio de 2011

Mercados Biológicos

Mercado tradicional Peixe no mercado tradicional


Adoro os mercados. 
É um óptimo passeio para se fazer com  crianças, que podem aqui ter contacto com um outro tipo de comercio sem ser os habituais supermercados e centros comerciais.
Nos mercados Biológicos muitas vezes temos o prazer de conhecer pessoalmente os produtores, recebemos dicas de confecção e truques de conservação tradicional.
Podemos usar estes passeios com as crianças para inúmeras aprendizagens:
-Aprender o significado de Sazonalidade.
-A época de cada fruto.
-Sentir os cheiros dos produtos frescos.
-Ver as cores dos alimentos.
-Perceber se certo alimento vêm da árvore, da terra ou de um animal...


As possibilidades não têm fim, quando chegar a casa pode pedir à criança que faça um desenho sobre o que mais gostou no mercado!


Todos os sábados, das 11h00 às 18h00, realiza-se no Jardim Visconde da Luz, em Cascais, o Eco mercado. Trata-se de um mercado local que promove e defende a ecologia. Para além de divulgar o  consumo sustentável de produtos alternativos locais e ecológicos, o Eco mercado conta ainda com a presença de artistas locais.


Todos os sábados, o Jardim do Príncipe Real recebe um mercado biológico que traz aos 
lisboetas uma imensa variedade de produtos hortícolas e outros. A iniciativa resulta de uma colaboração entre a Câmara Municipal de Lisboa e a Agrobio. Para além das habituais frutas e hortaliças frescas, aqui encontra cereais, azeite, pão, vinho, etc., produzidos de acordo com os critérios da agricultura biológica.


  

1 comentário:

  1. Aqui no Porto há também todos os sábados no Parque da Cidade.

    Pena que não hajam mais por todo o lado... :(

    ResponderEliminar

Brincar e trabalhar com o Photoshop

Cheira-me que o Martim vai ser designer, ilustrador ou algo do género. Tinha um trabalho de português para fazer. Escreveu uma ...